Vamos falar sobre anticoncepcionais: Seu mapa para opções contraceptivas!

Uau, pause a Netflix, pegue aquela xícara de chá e fique bem confortável. Hoje, vamos abordar um tópico que é mais quente que o seu último crush – anticoncepcionais! Isso mesmo, é hora de mergulhar em um mundo de opções que podem parecer tão complexas quanto um Sudoku nível 5 estrelas. Mas não se preocupe! Estamos aqui para desenrolar essa jornada para você.

Primeiro, vamos falar das estrelas hormonais. Temos a pílula, que é como aquela irmã mais velha confiável que está sempre ao seu lado. Claro, você precisa se lembrar de tomá-la no mesmo horário todos os dias, mas é um preço pequeno a pagar por até 99,7% de eficácia. Depois, há o adesivo anticoncepcional, o acessório estiloso que libera hormônios através da pele. E não vamos esquecer do anel vaginal, ou o ‘NuvaRing’ – soa como um dispositivo de superpoderes, não é?

Agora, se você gosta mais da abordagem “coloque e esqueça”, o DIU pode ser a sua praia. Disponível nas versões hormonal e de cobre, o DIU fica no seu útero, prevenindo a gravidez por até 10 anos. Isso que é compromisso de longo prazo!

No entanto, se compromisso te assusta tanto quanto esquecer o celular em casa, então a injeção Depo-Provera pode ser o seu caminho. Essa potência oferece controle de natalidade por 3 meses de cada vez, mas lembre-se, ela não brinca em serviço. Os efeitos colaterais podem ser mais significativos, então converse com seu médico para ver se este é o seu par ideal.

Para os amantes de tecnologia e maníacos por apps, os métodos de percepção de fertilidade estão em alta. Eles exigem o rastreamento do seu ciclo menstrual e saber quando você está fértil. Entre no mundo dos apps de fertilidade – você será a dona do seu corpo em pouco tempo!

Se você está planejando o futuro e talvez queira filhos algum dia, mas não hoje, os métodos de barreira são seus melhores amigos. Preservativos, diafragmas, capas cervicais – eles são como os seguranças do mundo reprodutivo, bloqueando aqueles espermatozoides ansiosos de chegarem ao óvulo.

E, finalmente, para aquelas que estão pensando: “Nenhum desses é para mim”, não temam! Há também a contracepção de emergência, ou a ‘pílula do dia seguinte’. Perfeita para aqueles momentos “Ops”, porque, ei, ninguém é perfeito!

Então, aqui está! Uma visão geral das suas escolhas contraceptivas que é mais fácil de seguir do que o enredo de uma comédia romântica. Lembre-se, porém, que esta não é uma situação de “tamanho único”. Cada corpo é único, então converse com seu profissional de saúde para encontrar o par perfeito. Um brinde às escolhas conscientes e aos corpos felizes e saudáveis! Saúde!

 

Fontes:

  1. Planned Parenthood – Opções de Anticoncepcionais
  2. American College of Obstetricians and Gynecologists – Contracepção Reversível de Longa Duração (LARC)
  3. National Institutes of Health – Contracepção e Controle de Natalidade

Aviso Médico

Este artigo é apenas para fins informativos e não substitui o aconselhamento médico profissional. Sempre consulte um profissional de saúde para determinar o método anticoncepcional mais adequado às suas necessidades pessoais de saúde.